Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Passeio ao XIV Revelando São Paulo

     Ontem dia 15/09 fui ao passeio no Parque do Trote e a primerra coisa que fizemos ao chegar foi lanchar. Lá tinha comidas deliciosas como: doces, galinhada, espetinhos, etc.  e muitas bebidas.
     Depois fomos ver todas as barracas e vimos a barraca do Proerd, também vimos índias e índios e eles vendiam colares, pulseiras, zarabatanas,  além de pintarem o corpo. Nós assistimos eles cantando e dançando.
     Tinha também os violeiros, bois e cavalos num local de terra com pedriscos e foi bem legal.
     Adorei o tear de tapetes, a roca de tecer e os bonecos gigantes iguais os de Olinda.
     Nós também vimos a horta com verduras, legumes, cebola roxa e pimenta vermelha.
     Foi interessante o artesanato em madeira em forma de passarinhos e alguns alunos compraram. Eu e meus colegas ficamos encantando com um periquito na gaiola que tirava a sorte.
     Tinha um a carroça que podia-se passeare  eu até que gostaria de ter passeado nela mas precisava pagar.
     Depois de olharmos muita barracas chegou a hora de voltarmos e eu dormi no ônibus até chegarmos na escola, de tão cansada que estava! Mas foi muito legal, muito legal mesmo!
     Minha mãe veio me buscar e no caminho contei tudo que eu vi lá no Parque.
     Adorei esse passeio!

    
    Shirlaine M. Silva 4º A
    

Passeio ao XIV Revelando São Paulo

      Ontem dia 15/09 eu e meus colegas fomos visitar o Parque do Trote para conhecer o XIV Revelando São Paulo.Foi muito legal eu gostei
      Tinha tear de tapetes, carro de boi, show de violeiros, barraca de comidas de várias cidades, artesanato, etc..
      Lá tinha várias coisas interresantes como: artesanato indígenas, colares, pulseiras, flechas, também tinha esculturas iguais a de Olínda e  pessoas esculpindo na madeira.
    Nós paramos em várias barracas de crochê e   de esculturas muito interresante.
    Gostei também da hora do lanche. Vimos alguns índios, elogiamos as pessoas que fizeram as esculturas, a professora comprou vária coisas para levar para o filho dela  e para ela também.
   Eu não comprei nada mas porque não deu tempo. Andamos muito e vimos coisas muito bonitas.
   No final, paramos para lanchar mais uma vez.
   Depois  fomos embora.
   No ônibus, de volta para a escola, passamos pelo Clube do Corinthians.
   Passou algum tempo, chegamos na escola.
   Contei tudo para a minha mãe quando cheguei em casa.
  
   Gostei muito do passeio espero visitar o parque outra vez.
  

   Nome: Aline Queiroz 4°ano A 

VISITA AO PARQUE DO TROTE- XIV Revelando São Paulo

     No dia 15/09/10 os alunos monitores da profª Shirlei e os alunos do 4ºA foram ao Parque do Trote visitar o XIV Festival da Cultura Paulista Tradicional de São Paulo.
     Nesse Festival vimos barracas típicas de comida correspondente a cada cidade de São Paulo por exemplo: Ubatuba, Sorocaba, São Paulo (São Mateus) etc...
     Também havia artesanatos como: Trançados, cerâmica, tapetes confeccionados no tear, pinturas em quadros, objetos em madeira, etc..
     Havia um local a disposição de todos onde vimos vários objetos de origem índigenas: colares, pulseiras, brincos, anéis,  flechas, zarabatanas e muito mais!
     Também havia a apresentação de vários shows e o que tivemos a oportunidade de apreciar foi  um show de violeiros bem legal.
     Interessante  também foi quando os alunos do  4º ano encontraram uma barraca com os políciais do PROERD ficaram bem felizes e cantaram a músia da formatura junto com eles.
     Outra coisa que chamou bastante a atenção foi o carro de boi e a máquina de roca.
     Depois de visitarmos tudo que podemos finalmente lanchamos e voltamos para a escola!
     Este é um passeio que nós monitores recomendamos a todos os alunos e seus pais, vale a pena conferir!
   
Monitores:Lucas M. Quirino 7ºE e Isabella de Souza 5ºA




segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os Conflitos Astronômicos
Nos conflitos da Astronomia sempre houve opnioes diferentes. Nicolau Copérnico defendia a teoria héliocêntrica que a terra se move em torno do sol. Mas o movimento da terra era negado pelos portidários de Aristóteles e Ptalomeu e eles diziam que se a terra se mover as nuvens os pássaros no ar seriam deixados para trás.
Galileu Galilei defendeu a ideia de Copernico. Mas porém cardeal S.Roberto Belarmino proibiu a teoria copernicana mas Galeleu foi poupado pelo Papa Urbano VIII que era seu adimirador.
Mais em um livro de Galileu o Papa foi ridicularizado, e isso motivou o Papa condena-lo.
Mas Galileu tambén estudou a queda dos corpos esfericos. Segundo sua biografia ele teria realizado um experimento que desmoralizou definitivamente a física aristotélica. Ele subiu no alto da torre de Pisai e deixou cair no mesmo tempo dois corpos esféricos: uma bala de mosquete e outra bala de canhão, e contra a expectativa dos acadêmicos Aristotélicos, que apostavam na vitória da bala de canhão e na derrota de Galileu, os corpos rigorosamente chegaram juntos ao chão.
E o mérito de Galileu foi juntar duas coisas e mostrar que descartado a resistência do ar, todos os objetos caem como a mesma aceleração.

Igor Ferreira da Silva 8ª A
Erik Amorin 8ª A

Constelações

Uma "Constelação" é um grande grupo de estrelas que aparecem próximas uma das outra que quando não ligadas formam uma imagem. Qualquer conjunto de estrelas pode ser chamado constelação.

As pessoas desde a antiguidade sempre observaram o céu. Além de o observarem ou por prazer, tambén se orientavam pelo céu, e projetavam nele imagens que faziam parte de sua vida diária. No hemisfério sul reconhecem-se facilmente o Cruzeiro do Sul. As três Marias são facilmente reconhecidas dentro de retângulo de Orion. Das constelações do Coalico, Escorpião é a que mais se parece com o nome que recebeu.

Diferentes povos deram diferentes nomes e constelações, como a constelação de Ursa Maior.

São definidas 88 constelações, que podem ser classificados em:

-Boriais que localizam-se no hemisfério celeste norte.

- Austrais que localizam-se hemisférico celeste sul.

-Zodiacais que são cortadas pela idética, localizando-se próximas dos limites entre os hemisférios norte e sul celeste.

- equatorias que são cortadas pelo equador celeste.

Algumas das constelações boriais são: Andrômida, Áries, Cisne, Oragão, Perseu e Ursa maior. Já entre as austrais estão: Centauro, Cruzeiro do Sul, Lobo e Sagitario. São visiveis na altura da linha do equador celeste, entre outras: Baleia, Peixes, Capricornio e Orion.

Danila 8ª A