Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os Conflitos Astronômicos
Nos conflitos da Astronomia sempre houve opnioes diferentes. Nicolau Copérnico defendia a teoria héliocêntrica que a terra se move em torno do sol. Mas o movimento da terra era negado pelos portidários de Aristóteles e Ptalomeu e eles diziam que se a terra se mover as nuvens os pássaros no ar seriam deixados para trás.
Galileu Galilei defendeu a ideia de Copernico. Mas porém cardeal S.Roberto Belarmino proibiu a teoria copernicana mas Galeleu foi poupado pelo Papa Urbano VIII que era seu adimirador.
Mais em um livro de Galileu o Papa foi ridicularizado, e isso motivou o Papa condena-lo.
Mas Galileu tambén estudou a queda dos corpos esfericos. Segundo sua biografia ele teria realizado um experimento que desmoralizou definitivamente a física aristotélica. Ele subiu no alto da torre de Pisai e deixou cair no mesmo tempo dois corpos esféricos: uma bala de mosquete e outra bala de canhão, e contra a expectativa dos acadêmicos Aristotélicos, que apostavam na vitória da bala de canhão e na derrota de Galileu, os corpos rigorosamente chegaram juntos ao chão.
E o mérito de Galileu foi juntar duas coisas e mostrar que descartado a resistência do ar, todos os objetos caem como a mesma aceleração.

Igor Ferreira da Silva 8ª A
Erik Amorin 8ª A